A vida ganha mais significado, quando temos uma meta. Períodos de mudanças e instabilidades acabam afetando nossa segurança, energia, motivação para produzir e podem ameaçar nossa atuação e comprometer o futuro.
São nesses períodos, que devemos estar mais atentos ao nosso estado físico e emocional e buscar alternativas que nos mantenham em equilíbrio e orientados, para lidar com possíveis mudanças no ambiente de trabalho, na vida pessoal ou em família.
Nesses momentos, ter uma meta que nos guie e nos alimente, em termos de motivação e energia é a uma boa alternativa para se manter atuante e com saúde.
Uma meta bem definida, para avançar na vida profissional e pessoal funciona como uma alavanca, um bom motivo para nos orientar e focar nossa energia e pensamentos. Quando criamos uma meta consistente e bem elaborada, podemos contar com uma energia extra e uma visão mais ampliada, que nos direciona para o caminho de realização.
Então, segue um modelo bastante eficaz, que pode ser utilizado para estruturar um caminho para alcançar objetivos. Este modelo poderá ser utilizado, para qualquer tipo de Meta que você tenha em mente. Para apresentação e compreensão do modelo, irei utilizar como exemplo uma meta para trabalhar o alcance de um estado de equilíbrio emocional, considerando que a ansiedade e o medo em períodos de mudança e instabilidade, é um dos fatores mais observados como uma queixa, que afeta diretamente a energia, motivação e autoestima.
Etapas para estruturar um plano para o alcance de Metas
1. Primeiramente estabeleça sua meta, de forma objetiva, expressando claramente o que você quer alcançar e ver realizado. Cuide para que a meta esteja descrita de forma positiva, com foco no que você quer viver e não no que quer evitar. Um exemplo ajuda a entender: Se você quer alcançar um estado emocional equilibrado e tranquilo escreva: Quero estar com saúde e com equilíbrio emocional para lidar de forma positiva com as situações do dia a dia, uma descrição bastante adequada e positiva, diferente de eu quero estar menos ansioso e nervoso. Aqui, a diferença está no foco do desejo que é saber o que se quer alcançar, diferente da palavra menos ansioso, que trabalha só a intensidade, mas que não muda o estado negativo e mantém a imagem mental inadequada.
2. Estabeleça uma data para o alcance da meta, quando estabelecemos uma data, geramos um compromisso, um marco que irá nos ajudar na execução dos passos para alcançar nosso objetivo. Aqui é importante considerar o tempo possível, para a realização de todos os passos que nos farão alcançar a meta.
3. Avalie a Ecologia considerando quais serão os ganhos que você terá com a conquista da meta, e o que você irá realizar depois que você alcançar este objetivo. Os ganhos que alcançamos com a realização de uma meta é que reforçam o nosso desejo e motivação. Como exemplo com alcance do equilíbrio emocional ideal posso desfrutar de muitos benefícios que irão gerar prazer, como dormir melhor, trabalhar com mais energia, criar estratégias para lidar com as adversidades, colocar o foco de atenção na solução de problemas, apreciar as pequenas conquistas, viver com saúde e bem-estar. Então ter a visão clara dos ganhos nos ajuda no comprometimento da meta. Considere também os aspectos negativos que irão ocorrer em função do alcance da meta, chegar a um equilíbrio emocional ideal, significa renunciar atividades que geram estresse, mudar alguns consumos alimentícios, sair da zona de conforto e adquirir novos hábitos, aqui você precisa ter clareza do que terá que abrir mão, para alcançar sua meta e se sentir confortável com isso. Nesta etapa, ter clareza dos ganhos e do que deixará de fazer é a chave para o êxito da meta.
4. Identifique as ações necessárias, que estratégias você irá utilizar, que recursos precisa, financeiro, pessoal e tempo, e em que ordem as ações devem ocorrer. Exemplo: realizar uma avaliação médica identificar seu estado de saúde física, de acordo com a disponibilidade financeira você poderá buscar o auxílio de um terapeuta, fazer exercícios físicos em casa ou na academia, melhorar a sua alimentação, fazer meditação, exercícios de relaxamento e respiração, estabelecer um novo horário para dormir, mudar hábitos e seguir orientações profissionais, encontrar com amigos para conversar etc. Nesta etapa a palavra-chave é mapear todos os itens que irão nortear sua ação.
5. Fique atento as evidências, será importante definir quais serão os dados e fatos que irão mostrar que você está caminhando em direção ao alcance de sua Meta. Como exemplo, fazer avaliações semanais de seu nível de satisfação com as atividades diárias, identificar os eventos que roubam seu equilíbrio, seu nível de energia e sua imagem pessoal, mudanças positivas na forma de lidar com os eventos e pessoas, bem-estar e disposição, serão fatores que podem servir de dados de evidência e indicar que você está chegando lá ou de que precisa reavaliar seu plano. Essa etapa ajuda na correção, bem como amplia nossa motivação.
6. Parta para Execução do Plano, agora que você identificou e mapeou todos os itens necessários a um bom estabelecimento de metas, parta para ação, sempre considerando as etapas anteriores e ajustando algum item se for necessário.
Essas etapas, podem ser utilizadas para alcançar qualquer meta e seguindo esses seis passos, suas chances de sucesso serão muitas. Aqui, vale lembrar a máxima, Mente Sã, corpo São ou a frase típica da Programação Neurolinguística - Mente e Corpo são sistêmicos e se influenciam.